Bem-vindo ao(à) Condomínio de Laboratórios Integrados de Física e Química do Campus de Itabaiana
Apresentação
Toda a nossa história
O Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe possui um corpo docente engajado nas atividades de pesquisa. Desde sua implantação, em 2006, o Campus Prof. Alberto Carvalho vem se inserindo no cenário científico nacional e internacional: mais do que 200 artigos científicos em revistas internacionais indexadas no ISI foram publicados; mais do que 100 projetos de Iniciação Científica já foram desenvolvidos envolvendo diversos alunos; 7 projetos de pesquisa foram aprovados em editais do CNPq; 16 projetos de pesquisa foram aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; 20 docentes foram contemplados pelo Programa de Auxílio à Integração de Recém-Doutores da UFS, entre 2007-2010; Atualmente, 4 professores são bolsistas de produtividade do CNPq (sendo que dos 4 professores, 3 deles fazem parte do grupo de professores envolvidos neste condomínio); 10 grupos de pesquisa foram constituídos e cadastrados no diretório e grupos do CNPq. Além de criar condições de trabalho mais favoráveis à atração e fixação de doutores em pequenos centros, a criação de condomínio de laboratórios no âmbito do campus é uma tentativa de organizar, aprimorar e buscar financiamento para os laboratórios do campus.
Assim, a justificativa para a criação desse condomínio está no sentido de gerar e melhorar infra-estruturas para as linhas de pesquisa em materiais e química aplicada a recursos naturais no campus. Apesar de ter aprovado junto a FINEP 3 projetos CTInfra’s com os quais foram adquiridos alguns equipamentos de grande porte o campus ainda necessita de um incremento significativo da sua infraestrutura não somente no que se refere ao parque de equipamentos mas também a atração de recursos humano. Os equipamentos adquiridos nos editais CTInfra’s, em sua grande parte, foram alocados nos laboratórios que participarão do condomínio de laboratório dessa proposta. No entanto, o custo de manutenção desses equipamentos é alto e assim essas manutenções também é uma justificativa para a criação desse condomínio. Por outro lado, há interesse em oferecer os nossos equipamentos para a utilização de usuários internos e externos a UFS. Esse acesso será implementado através de uma lista de usuários dos equipamentos a qual será disponibilizada no sitio na internet do condomínio podendo os futuros usuários acessar e agendar um período para o uso dos equipamentos.
Equipe
DFCI – Campus de Itabaiana
1. Cristiano Teles de Meneses
2. José Gerivaldo dos Santos Duque
3. Juliana Marcela Abraão de Almeida Meneses
4. Adilmo Francisco de Lima
5. Camilo Bruno R. de Jesus
DQCI – Campus de Itabaiana
1. Victor Hugo Vitorino Sarmento
2. Renata Cristina Kiatkoski Kaminski
3. Marcelo Leite dos Santos
4. Valéria Priscila de Barros
5. Heloisa de Mello
Regimento
Regimento Interno do Condomínio de Laboratórios Integrados de Física e Química do Campus de Itabaiana
Capítulo I - Dos Critérios de Credenciamento e Descredenciamento de Laboratórios
Art. 1 – Os laboratórios participantes do Condomínio de Laboratórios Integrados de Física e Química do Campus de Itabaiana (CLIFQ) será constituído de laboratórios os quais desempenharão as atividades de pesquisa e extensão.
Art. 2 - O procedimento de credenciamento inicia-se com um requerimento do laboratório interessado, dirigido ao CLIFQ, contendo plano de atividades de pesquisa, histórico da produção acadêmica do laboratório e declaração da unidade acadêmica em que o laboratório é lotado concordando com o seu credenciamento no condomínio.
§ 1º - A solicitação de credenciamento será encaminhada a um relator, que emitirá um parecer fundamentado, levando em conta a adequação da formação e produção científica do laboratório com as linhas de pesquisa e produção mínima exigida pelo condomínio.
Art. 3 - Poderão ser credenciados ao CLIFQ laboratórios coerentes com as áreas de concentração física da matéria condensada, físico-química, química orgânica e inorgânica.
Art. 4 – Poderão ser credenciados ao CLIFQ laboratórios que possuírem equipamentos multiusuários.
Art. 5 - Poderão ser credenciados ao CLIFQ laboratórios que possuírem produção científica com uma média anual mínima de um artigo científico em periódico com indexação no Qualis CAPES;
Art. 6 - O descredenciamento de docentes ao CLIFQ ocorrerá de maneira voluntária ou por decisão do Condomínio.
§1º - No caso de descredenciamento voluntário, o docente deve encaminhar uma solicitação ao CLIFQ, justificando o pedido de desligamento.
§2º - O descredenciamento do docente ocorrerá por decisão do CLIFQ quando se verificar uma das seguintes condições por dois anos consecutivos:
I – Não atingir produção científica mínima com uma média anual de um artigo científico em periódico com indexação no Qualis CAPES.
II – Extinguir as linhas de pesquisa dentro da grande área de Ciências Exatas e da Terra
III – Não ter participado de pelo menos 50% das reuniões ordinárias e extraordinárias do CLIFQ, excetuando-se as ausências justificadas.
Capítulo II - Dos Objetivos e Finalidades
Art. 7 - Esse condomínio de laboratórios criado para atender a portaria número 1971 de 17 de setembro de 2014, denominado CLIFQ tem como o objetivo manter e implementar a infraestrutura dos laboratórios nas áreas de física e química do campus prof. Alberto Carvalho (campus de Itabaiana).
Art. 8 - O CLIFQ é constituído de laboratórios nas áreas de física e química, os quais abrangem as seguintes grandes áreas de pesquisa.
§ 1º. Física da matéria condensada com ênfase na preparação e caracterização de materiais magnéticos.
§ 2º. Físico-química, química orgânica e inorgânica com ênfase na preparação e caracterização de materiais e produtos naturais.
Capítulo III - Da Estrutura Organizacional
Art. 9º - Esse condomínio de laboratório seguirá a estrutura organizacional definida na portaria número 1971 de 17 de setembro de 2014.
Capítulo IV - Das normas de Uso dos Espaços e de Recursos Humanos
Art. 10º - O uso dos espaços dentro desse condomínio será definido em acordo com critérios definidos no conselho do departamento de origem de cada laboratório ou, se for o caso, por critérios definidos pelo conselho do centro campus prof. Alberto Carvalho.
Art. 11º - O mesmo critério deverá ser aplicado para os recursos humanos disponíveis.
Parágrafo único: Em caso de disponibilização de novos recursos humanos por parte da UFS para auxiliar os trabalhos do condomínio as suas atribuições deverão ser exclusivamente para tal finalidade.
Capítulo V – Da Disponibilização de Uso dos Equipamentos
Art. 12 - A disponibilização de uso dos equipamentos para comunidade interna e externa será feita via sítio eletrônico na página eletrônica que será criada para tal finalidade.
Capítulo VI – Dos Custo de Análises e Prestação de Serviços
Art. 13 – As requisições de análises, medidas e prestação de serviços deverão ser feitas ao condomínio o qual deverá submeter ao seu conselho. A quantidade mínima desses serviços é de 1 análise ou 1 medida ou 1 hora de uso dos equipamentos. A tabela com os valores segue abaixo.
Equipamentos
Preço por cada medida realizada ou por hora (R$)
Agitadores magnéticos
7,00/hora
Balanças de precisão
10,00/hora
Máquina de corte
40,00/hora
Microscópio óptico
20,00/hora
Centrifugas
20,00/hora
Amplificador Lock-In
50,00/hora
Gerador de pulsos
40,00/hora
Fonte de corrente
30,00/hora
Difratômetro de raios-X
100,00/medida
Conjunto maçarico
20,00/medida
Forno a arco voltaico
30,00/hora
Fornos tubulares
40,00/hora
Fornos tipo mufla
10,00/hora
Centrifuga de alta rotação
20,00/hora
Conjunto maçarico
35,00/hora
Forno a arco voltaico
30,00/hora
DSC TA Instruments - Q20
100,00/medida
TGA, TA Instruments - Q50
100,00/medida
Potentiostato/Galvonostato, Metrohm Autolab - PGS TA T204
100,00/medida
Dip Coating, Marconi - MA 765
50,00/hora
Viscosimetro, Brookfield engineering laboratories - LVDV-E
70,00/medida
Ultravioleta, Shimadzu Espectrophotometer- UV-1800
70,00/medida
Cromatografo Líquido, Shimadzu Liquid Chromatograph - LC-6AD
100,00/medida
Infravermelho, Jasco Fourier Transform Infrared Spectrometer - FT/IR-4200
70,00/medida
Reômetro, Discovery Hybrid Rheometer REMAN TA Instruments - HR-1
80,00/medida
Absorção de Chama, Shimadzu Atomic Absorption Spectrophotometer - AA700
100,00/medida
Capítulo VII – Da Transparência no Uso dos Equipamentos
Art. 14. O controle do uso dos equipamentos desse condomínio será feito através de caderno de ponto onde todos os usuários serão obrigados se identificar, anotar o tipo de atividade, horário e data de início e fim. Esse caderno de ponto poderá ser consultado por potenciais usuários dos equipamentos.
Capítulo VIII – Do Uso Compartilhado dos Recursos
Art. 15 – As captações de recursos financeiros, materiais e de pessoal feitas através do condomínio serão divididos seguindo os seguintes critérios.
§ 1º- Necessidade de manutenção de equipamentos.
§ 2º- Fortalecimento da linha de pesquisa.
§ 3º- Produção científica do(s) laboratórios.
Capítulo IX – Do Projeto de Utilização e Indicadores de Avaliação do Uso Compartilhado dos Equipamentos
Art. 16 - Para a utilização dos equipamentos do condomínio os usuários devem enviar um projeto detalhado da utilização e dos resultados esperados.
Art. 17 – Ao final de cada ano o condomínio confeccionará um relatório constando todas as suas atividades: artigos publicados, resumos de congressos, uso dos equipamentos, captação de recursos individuais e/ou de todos os laboratórios do condomínio e apresentará para a comunidade de forma eletrônica no sítio.
descobrir quem somos e como podemos te ajudar.
Cromatógrafo
DSC
TG
Potenciostato
Formas de agendamento de uso
Para usar os equipamentos deste condomínio os proponentes deverão enviar propostas para o e-mail abaixo:
Entrar em contato com: clifqitabaiana@gmail.com
As propostas serão avaliadas pela comissão de gestão a qual entrará em contato e agendará a realização das medidas.
Entrar em contato com: clifqitabaiana@gmail.com
Serviços oferecidos pelo(a) Condomínio de Laboratórios Integrados de Física e Química do Campus de Itabaiana
Difração de raios-X, Análises Térmicas, Tratamentos Térmicos em Alta Temperatura, Caracterização Química e etc
Ponto Crítico Quântico
Materiais Frustrados
Material Supercondutor
Levitação Magnética
Amostra Monocristalina GdNi3Ga9:Y
Produzida por fluxo metálico
Equipamentos com fotos
Universidade Federal de Sergipe
Departamento de Física - Campus Prof. Alberto Carvalho
Av. Vereador Olímpio Grande, S/N - Bairro Porto
CEP: 49510-200
Itabaiana/SE